Banco de Dados

 

 

 

 

Desenvolvido pela Equipe

do PROLICEN 2007

 

Mapoteca Digital Humboldt

 

Richarde Marques da Silva
Prof. Dr. do Departamento de Geociências - UFPB

Pedro Costa Guedes Vianna
Prof. Dr. do Departamento de Geociências - UFPB

José Yure Gomes dos Santos
Geógrafo, Mestrando em Engenharia Urbana e Ambiental - UFPB

Jefferson José Gonçalves
Geógrafo e Técnico em Informática
 


       A idéia da construção da mapoteca digital surgiu da grande dificuldade do livre acesso às bases cartográficas digitais, caracterizadas como informações pouco democratizadas. As razões de tal fato são: os elevados custos financeiros, o alto grau de sofisticação tecnológica e o tempo exigidos para se confeccionar esses trabalhos. Num país de dimensões continentais, como o Brasil, estes custos são potencializados pela extensão territorial.

O principal objetivo da Mapoteca Digital é o de disponibilizar bases cartográficas digitais, para uso nos diversos campos da Geografia e ciências afins. Esses arquivos são criados em programas diversos, e possuem diferentes arquiteturas internas, expressas em extensões diversas. Isso torna necessário a criação de formas e procedimentos de consulta aos arquivos de maneira que seja rápida a sua localização em função da grande quantidade e da diversidade de tipos de arquivos.

Na versão atual a Mapoteca Digital Humboldt, uma homenagem ao grande geógrafo, cobrindo principalmente a Paraíba e o nordeste brasileiro e já conta com mais de 1.000 arquivos. É importante resaltar que o acervo dessa mapoteca deve crescer continuamente, na busca de uma plena democratização das bases digitais.