APRESENTAÇÃO

    

O I Seminário de Educação Geográfica resulta da proposta do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica (GEPEG) de divulgar investigações realizadas por seus membros e promover o intercâmbio de ideias com outros pesquisadores da área. Também visa conhecer e debater experiências com professores coordenadores dos Programas Institucionais (PIBID, Prodocência, Prolicen e etc), professores da escola básica, bolsistas e estudantes de graduação e pós-graduação, todos eles considerados público alvo do evento.

 

O GEPEG foi criado no ano de 2014 está situado no Departamento de Geociências (DGEOC) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Compõe o grupo, professores do DEGEOC, alunos de pós-graduação e graduação e professores de outras universidades e da rede básica de ensino. Foi criado com o objetivo de estimular e desenvolver estudos e investigações científicas no campo da Educação Geográfica, congregando pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação em Geografia e da graduação em Geografia da UFPB e de outras universidades. Pretende-se que o grupo seja integrador dessas instâncias, fomentando estudos sobre o ensino em geral e sobre a formação de professores de Geografia para a escola básica. O Grupo pretende contribuir para o avanço e a melhoria dos processos relacionados ao ensino e a formação do professor de Geografia no Brasil. Visa deste modo, desenvolver pesquisas intencionando fomentar debates vinculados à ciência geográfica e ao seu ensino na educação básica na atualidade. Pretende, também, atentando aos diversos níveis de ensino em que é ensinada/aprendida, sugerir práticas relacionadas aos aspectos teórico-metodológicos dessa ciência/disciplina escolar e contribuir com a produção de material didático. 

 

A temática do evento foi escolhida em função dos estudos que os membros do GEPEG vêm realizando desde o ano passado, a preocupação com o currículo e as práticas relacionadas a ele, tem despertado interesse nos nossos debates. A escolha dos convidados e dos eixos temáticos resultou de reflexão dos participantes e suas temáticas de pesquisa, assim, mesmo modesto, acredita-se que o evento proporcione subsídios para a continuidade dos estudos e pesquisas futuras dos seus membros.